sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Filmes 36, 37, 40 e 41

36- Rain Man (trailer)

Se você descobrisse que tem um irmão mas só soubesse disso depois de muito tempo, qual seria sua reação? Isso acontece com o Charlie Babbitt (Tom Cruise), que após a morte de seu pai, fica sabendo que a maior parte da herança foi deixada para seu irmão mais velho e autista, Raymond Babbitt (Dustin Hoffman).

Sabendo da incapacidade do irmão de cuidar do dinheiro, Charlie passa a se aproximar dele para tentar transferir a herança para seu nome. Pensando nisso, Raymond, que não anda de avião, parte em uma viagem de carro com Charlie para Los Angeles onde poderá resolver essa situação. Durante essa viagem os dois vão se tornando próximos, o que faz com que o mais novo se torne mais sensível.

O filme é muito bonito, conta com uma atuação ótima de Dustin Hoffman e tem uma trilha sonora muito bonita executada por Hans Zimmer (aquele de Interestelar, Batman - O Cavaleiro das Trevas, O Rei Leão, etc. não tinha como ser ruim). A direção é de Barry Levinson.

37- Magia Ao Luar (trailer)

O 37º filme foi indicação do Roberto.

A cada filme do Woody Allen que assisto me faz gostar mais ainda dele. Magia Ao Luar (Magic In The Moonlight) tem dois atores que eu gosto muito, Colin Firth e Emma Stone. Seria muito difícil eu não gostar.

Com uma história bem leve, com bons diálogos e atuações, o longa não deixa a desejar. Colin Firth consegue muito bem ser o cara mal humorado, chato e pessimista que Woody Allen sempre cria em seus filmes.

Que venham mais filmes bons como esse!
40- Donnie Darko (trailer)

O 40º filme foi indicado pela Bruna.

Não vou enrolar pra falar o quanto gostei, e digo mais, já está na lista dos meus filmes preferidos!

Donnie Darko não é um filme fácil de entender, ele é daqueles que você assiste e precisa procurar discussões em fóruns, comentários em sites, vídeos, etc. Ele nos engana muito, e achei isso genial! Você fica se perguntando: "É drama? É suspense? É ficção científica?" O melhor é que tudo isso é acompanhando de uma trilha sonora perfeita.

O roteiro rende muitos debates, duas pessoas com que conversei me disseram que assistiram em época de escola. Imagino o quanto deve ter sido debatido em sala de aula, porque o filme apresenta reflexões sociais, científicas e psicológicas.

Donnie Darko é um filme de 2001, foi dirigido por Richard Kelly e conta com as participações de Jake Gyllenhaal, Drew Barrymore, Maggie Gyllenhaal, Patrick Swayze. Se vale a pena ver? Cara, não espere muito pra ver esse filme logo!

41- Eu Não Faço a Menor Ideia do Que Eu Tô Fazendo Com a Minha Vida (trailer)

O 41º filme foi indicado pela Natália (mais um)!

Eu Não Faço a Menor Ideia do Que Eu Tô Fazendo Com a Minha Vida é um filme nacional de 2013, dirigido por Matheus Souza e tem Clarice Falcão como uma jovem que cursa o primeiro ano de medicina, mas que se encontra perdida quanto aos rumos que quer dar pra sua vida.

Tirando algumas questões interessantes que o filme apresenta, como as angústias ao tomarmos decisões, os medos que cada um carrega, as inseguranças, o longa não é lá essas coisas. Talvez seja porque ele apresenta alguns diálogos meio vazios ou simplesmente porque Clarice Falcão não possui um carisma ou qualquer outra coisa que falta nela que eu não sei bem ao certo.

É um filme que poderia ter sido muito melhor. O que eu mais gostei mesmo foi a trilha sonora, com direito a Marcelo Camelo e Silva.

Textos de Samir Gadia revisados por Rayssa Oliveira.


A playlist

Pra quem não sabe, existe uma playlist com as músicas que tocaram em vários filmes da lista e que eu gostei, deem uma conferida. Só tem música boa! ;)

**

Confesso que está um pouco difícil continuar vendo um filme por dia, mas asseguro a todos que a lista continua e que não penso em parar de jeito nenhum! Se antes eu passava meses sem ver um filme sequer, hoje eu posso dizer que fico no máximo 5 dias! Isso já é um grande passo. Nem posso mais me considerar tão alheio assim ao mundo do cinema como eu disse lá no primeiro post.

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Filmes 33, 34 e 35

33- As Vantagens de Ser Invisível (trailer)

Mais um filme indicado pela minha prima Michelle!

Entre todos os filmes que eu estou assistindo, sempre existem aqueles nos quais a história eu me identifique bastante e As Vantagens De Ser Invisível (The Perks Of Being A Wallflower) foi um deles.

Como eu já disse, se tem uma coisa que me faz gostar mais ainda de um filme é sua trilha sonora. Um filme em que toca The Smiths e David Bowie não poderia fazer com que eu não gostasse. É isso, eu curti muito esse filme e me identifiquei com algumas características do Charlie (Logan Lerman), quando eu tinha meus 16.

As Vantagens De Ser Invisível tem uma história muito bonita, que representa muitos problemas que os adolescentes passam, mas sem se apoiar em muitos clichês de filmes adolescentes, principalmente por apresentar uma história mais realista, sem querer nos fazer engolir um final onde todo mundo na escola é gente boa e pode ser amigo de todo mundo passando por cima de todas as diferenças e preconceitos.

O filme é baseado no livro de Stephen Chbosky, dirigido por Stephen Chbosky e conta como principais atores Logan Lerman, Emma Watson e Ezra Miller.

 34- Apertem Os Cintos... O Piloto Sumiu (trailer)

O 34º filme foi indicado pelo Diogo.

Apertem Os Cintos... O Piloto Sumiu (Airplane!) é um filme de comédia de 1980 cheio de ironias e referências a outros longas de sucesso. Pra quem não tem uma boa bagagem de filmes assistidos vai se sentir perdido em algumas passagens (eu fiquei, claro).

Dirigido por Jim Abrahams, David Zucker e Jerry Zucker. Considerado um dos filmes de comédia mais engraçados, Apertem Os Cintos... O Piloto Sumiu realmente me fez rir, mas não toda hora, talvez porque eu não tenha pegado todas as referências, ou porque eu não tenha um senso de humor muito bom.

35- A Delicadeza Do Amor (trailer)

O 36º filme foi indicado pela Rayssa.

A Delicadeza do Amor (La Délicatesse) é um filme francês de 2011, que tem como personagem principal Nathalie Kerr (Audrey Tautou), uma jovem viúva que esquece o que é amar após a morte de seu marido, até conhecer  o colega de trabalho, Markus Lundl (François Damiens).

O filme todo é leve e segue sempre tranquilo. É muito bonito ver a simplicidade dos protagonistas e a forma como a história caminha até chegar em um dos finais mais simples e ao mesmo tempo extremamente delicado que eu já assisti.

A Delicadeza do Amor (La Délicatesse) foi dirigido por Stéphane Foenkinos e David Foenkinos. Além de mostrar a delicadeza do amor, o filme também se mostra delicado, além de sensível e simples, e isso foi o que mais me chamou atenção.

Textos de Samir Gadia revisados por Rayssa Oliveira.

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Filmes 30, 31 e 32

30- O Abutre (trailer)

O 30º filme foi indicado pelo Danillo.

Desde o ano passado eu estava querendo assistir e, como eu sempre digo, graças ao blogue eu finalmente assisti!

O Abutre (Nightcrawler) tem como personagem principal Lou Bloom (Jake Gyllenhaal), um homem desesperado por dinheiro, que quer se dar bem a qualquer custo e que um dia se depara com cinegrafistas filmando um acidente. É aí que ele descobre uma oportunidade.

Filmando tragédias e vendendo para uma emissora que apresenta um jornal sensacionalista, Lou se torna cada vez mais ambicioso, mas o que mais me chamou atenção foi o quanto o personagem se mostrou indiferente e como ele vai se tornando assustador, tomando decisões completamente absurdas. Jake Gyllenhaal realmente nos convence de que seu personagem é como um abutre.

O filme é dirigido por Dan Gilroy e conta com a participação de Jake Gyllenhaal e Rene Russo. É um bom filme e um pouco assustador.

31- A Viagem de Chihiro (trailer)

O 31º  filme foi indicação da minha amiga Raissa.

Esse foi meu segundo filme do Estúdio Ghibli depois do incrível Túmulo dos Vaga-lumes e como já era de se esperar, A Viagem de Chihiro não decepciona, mas não consegui achar melhor do que o primeiro que assisti.

Chihiro, uma menina cheia de medos e um pouco mimada, está revoltada por estar mudando de cidade. Na estrada para a nova casa seu pai erra o caminho e acaba parando em um lugar muito estranho. Neste lugar, Chihiro perde seus pais e encontra pessoas e seres muito estranhos.

O que eu achei de melhor no filme é como a personagem vai vencendo os seus medos com coragem. Com a ajuda de um menino que encontrou nesse lugar, Haku, Chihiro vai conquistando várias pessoas, fazendo grandes feitos para conseguir recuperar os seus pais.

O filme foi dirigido pelo Hayao Miyazaki, tem umas imagens e música muito bonitas. O filme todo é bonito, não se pode deixar de ver, mas continuo gostando bem mais do Túmulo dos Vaga-lumes.

32- O Menino do Pijama Listrado (trailer)

O 32º filme foi indicado pelo meu amigo João Paulo.

Eu sempre soube que filmes que contam histórias que se passam durante a Segunda Guerra Mundial são em sua maioria tristes, mas O Menino do Pijama Listrado (The Boy in the Striped Pyjamas) conseguiu me enganar, acho que é porque eu não conhecia muito sobre a história e seu final.

Eu não vou falar muito pra não estragar quem vai assistir, mas não se engane, o filme é triste, muito triste. Eu pelo menos tive a esperança de alguma coisa boa acontecer, mas infelizmente ele nos mostra como foram absurdos os campos de concentração, assim como toda a guerra.

Dirigido por Mark Herman, O Menino do Pijama Listrado, apesar de ter uma história feita pra abalar emocionalmente as pessoas, é um bom filme.  Eu tenho o livro, jurei pra mim que não leria depois de ver, mas já estou lendo.

Textos de Samir Gadia revisados por Rayssa Oliveira.

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Filmes 27, 28, 29

27- Juno (trailer)

O 27º filme foi indicação da minha prima Michelle.

Simples. Começo dizendo isso de um filme que apresenta uma história tão difícil de lidar para alguns, mas para Juno (Ellen Page) parece ser tão comum e tão natural uma gravidez aos 16 anos.

Após recusar a ideia de um aborto ela também se dá conta de que não seria capaz de cuidar de uma criança e toma a decisão mais sensata para seu problema: encontrar um casal que queira adotar uma criança. Ela tem o apoio de seu pai, madrasta, melhor amiga e do próprio pai, Bleeker (Michael Cera).

Apesar das dificuldades de uma gravidez precoce, Juno enfrenta tudo de um jeito forte, sem se abalar muito com o que os outros pensam. Além disso, ela se preocupa bastante como os futuros pais de seu filho irão tratá-lo.

Com ótimos atores e uma trilha sonora muito bonita (eu sempre reparo na trilha sonora). O filme dirigido por Jason Reitman ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original.

28- Requiem Para Um Sonho (trailer)

O 28º filme foi indicado pela minha amiga Andressa.

Esse filme. Ah, esse filme... Tinha muito tempo que eu queria assistir. Eu já tinha noção de que ele é bastante perturbador, mas quando você assiste, você realmente se dá conta de que ele é extremamente perturbador.

Vício em televisão, comida e drogas, personagens totalmente desequilibrados, que se apoiam nesses vícios para alcançarem seus sonhos. A cada hora a história ia me prendendo, me deixando angustiado, surpreso. Tudo isso com uma trilha sonora capaz de nos envolver mais ainda com toda aquela confusão que o filme vai se tornando.

Os atores estão incríveis, principalmente Ellen Burstyn, que interpretou uma das personagens que mais me chamou atenção. 

Dirigido por Darren Aronofsky, o mesmo diretor de Cisne Negro, que está na minha lista, é um filme que todo mundo precisa assistir. Eu gostei, e muito.

29- Quero Ser Grande (trailer)

O 29º filme foi indicação do Thiago.

Como eu já disse quando assisti Tão Forte Tão Perto, Tom Hanks é um dos meus atores favoritos. Foi muito bom assistir o primeiro filme que o levou a ser indicado ao Oscar de Melhor ator em 1989.

Todo mundo quando era criança ou pré-adolescente sempre sonhava em ser adulto. Quero Ser Grande (Big) nos mostra que isso não é lá essas coisas (eu agora um pouco mais velho estou realmente vendo como é) e que exige muita responsabilidade, além de ser muito complexo.

Apesar da mensagem de que não precisamos nos preocupar tanto em ser grande, o que mais me chamou atenção no filme é como Tom Hanks conseguiu viver um homem com uma mentalidade de 13 anos, e o mais incrível, como seria legal se os adultos pudessem ter a mesma cabeça quando tinham essa idade.

Eu gostei bastante do filme, principalmente da clássica cena do piano. Eu assistiria mais vezes se ainda eu pudesse me dar ao luxo de ver Sessão da Tarde (mas acho que nem passa mais esse filme na televisão).

Dirigido por Penny Marshall, Quero Ser Grande é um daqueles clássicos dos anos 1980 que já está entre os meus preferidos!